sábado, setembro 02, 2006

 

Amar e/ou ser amado?

Em tempos passados eu dizia que não havia ninguém que eu conhecesse profundamente de quem não gostasse.

Hoje sou capaz de dizer que não se trata de gostar e sim de compreender – tenho cada vez mais dúvidas quanto ao gostar. É que há pessoas que nunca se dão a conhecer verdadeiramente, apesar de num rápido olhar de esguelha os traços gerais fiquem registados.

São essas pessoas que desconfio de que quanto mais conhecesse menos iria gostar... E porque penso assim? Porque se não as conheço melhor é porque não aguento: ou desinteresso-me ou me magoa e afasto-me.

Mas uma questão não me larga «qual o motivo de aproximar-me de pessoas que à partida vejo serem complicadas e problemáticas?», tenho assim tanta necessidade de ter casos clínicos?

É verdade que gosto de ajudar pessoas, sinto-me bem em dar apoio, acompanhar, ver as pessoas a desabrochar... mas sinto-me um pouco desiludida quando as pessoas parecem não ter tanto no seu coração ou julgam que por não darem amor estão mais protegidas...

E eu tenho uma teoria: as pessoas que não se dão a conhecer têm medo de ser amadas... ou de ninguém gostar delas? (Isto está a ficar confuso) ... não teremos todos?

Aqui está a continuação de uma ideia da qual falamos há algum tempo e que nenhuma outra frase descreve tão bem: «A angústia de castração e a angústia de separação já não são as mais generalizadas. O que se vive na sociedade moderna é a angústia de amar e ser amado.»

Eu quero amar...

Comments:
O problema de amar é aceitar sofrer, passar o dia com akele sorriso parvo na cara, sonhar, desejar e tudo isso ser em vão... Muitas vezes isso acontece.
O problema de se ser amado é a partilha do nosso "eu" com outra pessoa sem limites. E quando nos roubam um bocadinho daqilo que somos e nem sabem tomar partido disso...
Pois é Tita, tembém eu kero amar, mas ultimamente não tenho canalizado bem esse amor.
Ah! Adorei o blog e este artigo diz tudo.
 
Talvez náo se trate de querer amar ou nao... as vezes até se pode querer mas... será que o amor existe mesmo??? Pode haver paixões arrebatadores, carinhos especiais, grandes amizades... mas o tal "amor" implica muita coisa... (é o k dizem), confiança, respeito, fidelidade, amizade, cumplicidade, ciúmes, segurança, felicidade, sofrimento.. o amor é (ou devia ser) um conjunto de todos estes sentimentos em que o juntar de todos dá: harmonia! Já alguém sentiu esse amor? Tenho as minhas duvidas! Paixão... essa sim muitas vezes confunde-se com amor e depois diz-se que se ama...! Mas nos outros sentimentos sim, nesses acredito. No amor, sinceramente... acho que não!
 
"Privamo-nos para mantermos a nossa integridade, poupamos a nossa saúde, a nossa capacidade de gozar a vida, as nossas emoções, guardamo-nos para alguma coisa sem sequer sabermos o que essa coisa é. E este hábito de reprimirmos constantemente as nossas pulsões naturais é o que faz de nós seres tão refinados. Porque é que não nos embriagamos? Porque a vergonha e os transtornos das dores de cabeça fazem nascer um desprazer mais importante que o prazer da embriaguez. Porque é que não nos apaixonamos todos os meses de novo? Porque, por altura de cada separação, uma parte dos nossos corações fica desfeita. Assim, esforçamo-nos mais por evitar o sofrimento do que na busca do prazer." Freud

E eu arriscaria ainda que, uns não amam pelo egoísmo de que sofrem, outros não amam porque nem se amam a eles próprios... uns amam pela obsessão de serem felizes e amados, outros apenas amam e não são correspondidos, e há os que amam e são amados - eu quero pertencer aos últimos!

É difícil esta coisa de nos embriagarmos de amor... mas penso, também será difícil viver apartado do amor!
 
Faltou revelares quem disse a frase relativamente à angústia de amar e ser amado... Cuidado com os direitos de autor! Boas férias!
 
Caros leitores,

preciso de retratar-me: quando deixei a frase «A angústia de castração e a angústia de separação já não são as mais generalizadas. O que se vive na sociedade moderna é a angústia de amar e ser amado.» não liguei às normas da APA ;) O Nuno é o autor.
Quando ele me deixar tirar uma foto, eu publico. :D
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?